Depois de passar o auge dos
acontecimentos que envolveram tanto a última propaganda da empresa Boticário
quanto aquele manifesto/encenação de crucificação na parada gay, podemos tirar
algumas conclusões. Em comum nos dois casos temos o tema da homossexualidade,
tão em voga e ainda assim tão polêmico.
A Boticário produziu um comercial
simples, singelo e um tanto 'clássico' para o dia dos namorados. Nem mesmo
beijo havia durante seus poucos segundos de duração. Porém a sutil menção de
casais do mesmo sexo foi o suficiente para gerar um burburinho na sociedade.
Porque algo besta gerou essa indignação em algumas pessoas?
Já na encenação de crucificação de
uma transexual em plena parada gay o choque foi obviamente maior. Um confronto
direto com as religiões. Cutucada na parcela mais conservadora da população.
Porque o conservacionismo ainda é tão grande?
Nós vivemos em comunidade e como tal
necessitamos impor ritos e regras para melhor convivermos. E essas coisas
formam a cultura das diferentes tribos nessa imensa comunidade. Pois então os
'confrontos' entre essas tribos são inevitáveis. São parte natural da evolução
desse nosso sistema organizacional.
Uma tribo puxa a outra, provocando-a
questionamentos, e crescemos em conjunto. Nem sempre vai ser do melhor jeito,
entretanto irá acontecer. Deve acontecer.
Que nunca deixemos de nos provocar.
Nunca.

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