25 janeiro, 2015

A verdade sobre Vanessa Braga


Muito se falou nessa semana sobre a menina Vanessa Braga, jovem de 14 anos, 1,61m de altura e 70kg que participou da seletiva do Garota Verão na cidade de Canguçu/RS. Indo contra o padrão pré-estabelecido pelos concursos de beleza ela surpreendeu ao se inscrever e desfilar ao lado de adolescentes esguias.

Li alguns comentários de leitores da ZH sobre essa notícia e me espantei com inúmeras pessoas vaiando essa atitude. Alegando que isso seria uma espécie de incentivo a obesidade. Outros defendiam a Vanessa, pela coragem demonstrada em não se render a nenhum padrão.

Dei uma pesquisada rápida pela internet para saber um pouco mais sobre essa guria e assim poder tecer alguma ideia do que aconteceu. Li e assisti entrevistas. Resultado: nenhum dos dois lados está certo.

Aquele que pregava que tal fato era um incentivo a obesidade está redondamente (com o perdão da expressão) errado. Em nenhum momento a jovem e a família dizem que deve-se ser gordo ou que ela não precisa/deve emagrecer.

Os que chamavam-na de corajosa também não estão completamente certos. Vanessa é uma adolescente humilde, simples, de uma pequena localidade. Não tem acesso a internet. Vive com sua família em um recanto parado no tempo. Seus 14 anos são de inocência. Inocência essa que exala nos seus depoimentos, deixando claro que não fez isso como rebeldia, ato de profunda crítica ou coisa do tipo.

A verdade é que Vanessa Braga mostrou o quanto nós os "civilizados", os urbanos que entendem de tudo, estamos remando pra trás. Transformando as crianças em pequenos adultos e os adultos em grandes crianças. Lutando por imagem e dinheiro. Nos matando, em um suicídio coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário